Taruma, um Arrabalde.

O TARUMÃ ERA UM ARRABALDE NAQUELA ÉPOCA

Em outubro de 1953, a revista A Divulgação, publicava "[...] dois certames, formando um só, de características monumentais e instalados no mesmo recinte, no Tarumã. Dista, esse arrabaldem apenas quatro quilômetros do centro da cidade e é de fácil acesso para o público numeroso que a ele afluirá. Pela grandiosidade e atrativos que oferecerão, esses dois certames vão constituir, sem dúvida, a parte mais apreciada dos festejos comemorativos do Primeiro Centenário da Emancipação Política da Província do Paraná.”

Em 19/12/1953, são inauguradas a Exposição Internacional do Café e a Feira de Curitiba, integrantes dos festejos e comemorações do Centenário da Emancipação do Paraná.

Como parte das comemorações do 1° Centenário de Emancipação Política do Paraná e para valorizar e divulgar o principal produto da economia paranaense, o governador Bento Munhoz da Rocha Neto idealizou a Exposição Mundial do Café, que durante três meses abrigou, em vários pavilhões, exposições e feiras, além de congressos (entre estes o Congresso Cafeeiro Internacional de Curitiba), palestras e shows[2][3].

O local escolhido para a exposição foi num terreno baldio localizado no bairro Tarumã, onde atualmente estão localizados o Colégio Militar de Curitiba, o Ginásio do Tarumã e a Sociedade Hípica Paranaense.

Paulo Grani.

Comentários

Postagens mais visitadas